domingo, 22 de setembro de 2013

I Prêmio Visibilidade Distorcida

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ) está lançando um prêmio envolvendo personagens de TV. Nada a ver com prêmios como Emmy ou Oscar. Mas, tudo a ver com o prêmio "Framboesa de Ouro", dedicado aos piores filmes do ano. O "Visibilidade Distorcida" se dirige à imagem de asssitentes sociais na TV.
    Nesta primeira edição, participarão da premiação personagens que tenham aparecido na TV nos últimos anos. Umbelina, do humorístico "Zorra Toral"; Diva, da novela "Insensato Coração"; Wanda, da novela "Salve Jorge"; e "Evelin", do seriado "SOS Hospital".
         Há sete anos, o CRESS-RJ vem organizando um prêmio para reconhecer quando o Serviço Social é visto adequadamente pela sociedade, chamado de "Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social".
     Entretanto, em 2013, além da já tradicional premiação, o CRESS-RJ está lançando o "Prêmio Visibilidade Distorcida do Serviço Social". A ideia é oferecer um prêmio simbólico para a personagem de ficção que mais foge da imagem da profissão.
É muito comum que categorias profissionais se manifestem publicamente contra a forma como são retratadas, tanto na ficção como em notícias veiculadas pela mídia. É assim com médicos, enfermeiras, massoterapeutas e assistentes sociais, por exemplo. Na avaliação do CRESS-RJ, qualificar a percepção que a sociedade tem do Serviço Social contribui para que assistentes sociais favoreçam o acesso da população a seus direitos.

Nenhum comentário: