terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Debate

Debate 27/01 - A política e a situação de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro
DIA 27 de janeiro de 2016 (quarta-feira)
LOCAL: Rua São José, 35 - 13º andar - Edifício Garagem Menezes Cortes
HORÁRIO: 15:00h às 20:00h

PALESTRANTES CONFIRMADOS:
Jefferson Lee (Professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ).

Lúcia Xavier (Coordenadora da ONG CRIOLA, organização de mulheres negras, com sede no Rio de Janeiro)
Maria Helena Zamora (Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da PUC RJ e membro do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura.
COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS,
A luta de classes está em evidência! Temos visto e vivenciado, com indignação e perplexidade, como os governos, estadual e municipal, por meio da Operação e Plano Verão, criminalizam a classe trabalhadora e, em particular, as crianças e os jovens pobres e negros oriundos de favelas e das regiões periféricas. A nomeação de um político pouco afinado com os princípios e valores democráticos, para a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, é outro ponto que se soma a esse tenebroso cenário.

Além disso, percebe-se outras inúmeras violações de direitos humanos, como o cerceamento da liberdade, os preconceitos e discriminações de classe, raça/etnia, gênero e orientação sexual, as práticas de justiçamento e autoproteção, os abusos e torturas, sejam elas em instituições ou realizadas por diversos agentes do Estado. E, por fim, a eliminação física de um contingente significativo da população oprimida.
Diante da grande ofensiva midiática e da ação de setores empresariais, que configuram a elite da nossa sociedade, resolvemos reagir, em curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, depois de algumas ações e reuniões realizadas, foram tirados alguns encaminhamentos para que a militância da área da infância e juventude, em suas práticas e posicionamentos políticos, consiga construir com coesão e coerência a unidade dentro da diversidade.

Nenhum comentário: