domingo, 30 de novembro de 2014

sábado, 29 de novembro de 2014

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Evento na EMERJ


III Seminário na CAARJ

Dia 10 de Dezembro, no CAARJ - o III Seminário Os desafios para o enfrentamento à Tortura, organizado elo Comitê Estadual para Prevenção e combate à Tortura (CEPCT) e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). Na oportunidade foi lançado .o relatório “Megaeventos, Repressão e Privação de Liberdade no Rio de Janeiro”.

Melhores Momentos da Premiação


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

II Fórum Mundial de Direitos Humanos


Começa amanhã o 2º Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) em Marrakesh, no Marrocos. Idealizado pela SDH em parceria com outros órgãos governamentais e da sociedade civil, o FMDH tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências nacionais para implementar políticas de Estado para promoção dos direitos humanos. O evento teve sua primeira edição em dezembro de 2013, em Brasília. 

A SDH marcará presença com a participação da Ministra Ideli Salvatti, que integrará a mesa na Cerimônia de Abertura do Evento e um Painel sobre Educação em Direitos Humanos, entre outras atividades. 

Nesta edição, o FMDH terá 30 conferências temáticas, 10 atividades especiais e outras 50 ações variadas. Os eixos centrais do evento são Justiça; Economia, Sociedade e Cultura; Saúde; Necessidades Especiais; Mulheres; Educação e Juventude; Migração; Meio Ambiente; e Comunicação. Além disso, a SDH/PR manterá a Casa Brasil, um stand de 90 metros quadrados em que serão realizadas diversas atividades.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Violações de Direitos Humanos no Ambiente Virtual

No dia da Consciência Negra, a SDH/PR instituiu um Grupo de Trabalho para mapear crimes de ódio na internet. O grupo de trabalho tem o objetivo de identificar redes de promoção de crimes contra os direitos humanos nas redes sociais, páginas na internet e grupos de apologia a práticas discriminatórias e incitação da violência. 


Coordenado pela Secretaria, o grupo será composto pelo Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal, Secretaria Especial de Promoção e Igualdade Racial; Secretaria de Políticas para as Mulheres; Conselho Nacional do Ministério Público Federal; Ordem dos Advogados do Brasil e Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais. 

A iniciativa irá contribuir na construção de políticas públicas de promoção dos direitos humanos no mundo virtual, bem como encaminhar denúncias relacionadas às autoridades competentes. Serão observadas violações com tipificação no Código Penal que atentem contra a dignidade humana as ou que promovam a violência ou discriminação contra qualquer pessoa em função de sua raça/cor, sexo, orientação sexual, denominação religiosa, nacionalidade, região de origem ou qualquer outro motivo.     

terça-feira, 18 de novembro de 2014

I Seminário sobre Psicodélicos


Plenária Frente Drogas e Direitos Humanos -RJ 
26/11, 19h30, no ISERJ.

A plenária irá ocorrer logo após o "I Seminário sobre Psicodélicos" que acontecerá no mesmo local e é organizado por membros da Frente. O Seminário contará também com representação da Frente no debate que começa às 18h. Confira a programação e confirme sua presença aqui no evento:https://www.facebook.com/events/304769563044885/

A pré-pauta pensada para a reunião que encerra mais esse ciclo de lutas e prepara um novo ano é:

1. Roda de Conversa: O PLC 37 e o aumento do controle punitivo; Consulta Pública da Minuta de Regulamentação das Comunidades Terapêuticas no CONAD
Facilitadores: Fernando Beserra, Dênis Petuco, Alice De Marchi e Rita Cavalcante

2. Nota ao Senado eleito

O endereço do ISERJ é: Rua Mariz e Barros, 273, Tijuca - Rio de Janeiro.

Fim da Violência contra as Mulheres


Saúde como Direito


Evento na EMERJ


Prêmio de Visibilidade


Será realizado no próximo dia 28 de novembro, à partir das 18h, no auditório do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro a cerimônia de premiação dos vencedores do Prêmio Visibilidade 2014.

O Conselho divulga, em ordem alfabética pelo título do trabalho, a lista de classificados. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia. O CRESS-RJ fica rua México 41, salas 1203 e 1204, centro do Rio de Janeiro.

OS CLASSIFICADOS

****
Categoria “Experiências profissionais de assistentes sociais e/ou equipes de Serviço Social”

Trabalho
Pesquisa: “Perfil dos assistentes sociais da UFRJ”
Autoras
Cristiane da Costa Lopes Roma / Rita de Cássia Cavalcante Lima / Telma Fernandes B. Gil / Vania Dias de Oliveira


***
Categoria “Trabalhos de comunicação”

Trabalho
Convivendo com o HIV
Autores
Eduardo Lima / Aline Damasceno / Júlio Nascimento / Otávio Evangelista / Sérgio Dimas / Enir de Paula / Valdeci Ferreira / Gabrielli Miguez / Guto Lacerda / Ana Cláudia Theme

Trabalho
Jovens lutam por mais políticas públicas
Autores
Igor Soares / Ívina Costa

Trabalho
15 de maio – Dia do Assistente Social
Autora
Carmem Lúcia Félix

Trabalho
Vidigal: custo de vida lá no alto – Gentrificação
Autor
Aramis Assis

Trabalho
Vila Recreio II – sonhos demolidos
Autores
Arthur William / Claudia Santiago / Daniel Climaco / Eric Fenelon / Euro Mascarenhas Filho / Sheila Jacob

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seminário Internacional no Rio de Janeiro


Evento no Teatro Municipal

A ministra da SDH, Ideli Salvatti, participa nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega da 3ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O evento será às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

O Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos foi criado para homenagear a juíza da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011. São três categorias: Práticas Humanísticas; Trabalhos Acadêmicos; e Redação do Ensino Fundamental. São concedidos cerca de R$ 70.000,00 em prêmios aos vencedores.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Prevenção Já!


Quebre o Tabu e previna-se contra o câncer de próstata!
A importância de sua detecção precoce. Todo homem com mais de 40 anos de idade tem direito a realizar gratuitamente na rede do SUS exames para diagnóstico de câncer da próstata. Esse assunto é sério, não deixe para depois! Acesse e saiba mais sobre os direitos do homem quando o assunto é saúde


É um Direito Humano