segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cúpula dos Povos - Economia Solidária



Iniciou-se no dia 11 de Junho, no Rio de Janeiro, o V Encontro Latino-Americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo, convocado pela Ripess (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária) e pelo FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária). Estão reunidas aproximadamente 300 pessoas representando organizações, governos locais e empreendimentos econômicos solidários de países da América Central, América do Sul e Caribe.
Durante o dia os participantes de 20 países estiveram reunidos em Santa Teresa, bairro tradicional do Rio de Janeiro, onde se iniciaram as atividades formativas e organizativas. O Conselho Diretivo da Ripess deu boas-vindas aos participantes do V Encontro Latino-Americano de Economia Solidária e Comércio Justo, no local de realização dos debates nas oficinas temáticas, destacando que este encontro é fruto de um processo da Ripess-Lac para compartilhar e projetar a economia solidária e o comércio justo no continente.
De forma proposital o Encontro ocorre às vésperas da Rio + 20 oficial de modo a contribuir e problematizar as discussões neste contexto, trazendo as propostas alternativas da economia solidária e do comércio justo e solidário.
O seminário faz parte da programação da Cúpula dos Povos na Rio+20: por justiça social e ambiental. Tem por objetivo denunciar os graves impactos do sistema agroalimentar industrial no meio ambiente e na sociedade. Ao mesmo tempo, o seminário pretende demonstrar a importância da agricultura familiar camponesa e da agroecologia para superar a crise socioambiental.
Contará com a presença de especialistas reconhecidos internacionalmente e lideranças camponesas e produzirá insumos para uma declaração a ser apresentada na plenária de convergências sobre Soberania Alimentar na Cúpula dos Povos.

Nenhum comentário: