sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia 10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Nesta sexta-feira (10) é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Há 62 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, foi aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A declaração é considerada um marco para a proteção e respeito dos direitos humanos e é o primeiro documento internacional que afirma a universalidade dos direitos fundamentais e a igualdade entre todos os seres humanos.

Como resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki (Japão), matando milhares de inocentes; nasceu tal declaração. Ela é fundamentada na afirmação que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade

Comemorações no Brasil

No Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira, ocorrerá no Centro Cultural Amigos das Artes – AMA uma comemoração que prestará uma homenagem a grupos, instituições e pessoas que lutam pela dignidade humana. Entre os homenageados encontram-se a Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas; o cineasta e ator Zózimo Bulbul; o EDUCAFRO; a atriz Léa Garcia, a família Ferreira do Morro do Fogueteiro, entre outros.

Em Xinguara, no Pará, o Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado com uma festa (a primeira na cidade) em Homenagem à Declaração dos Direitos Humanos. O evento acontecerá na Praça Vitória Régia na noite desta sexta-feira.

Em Mato Grosso do Sul, na cidade de Aquidauana, promoverá Blitz Educativa e Preventiva na manhã desta sexta-feira (10) através da Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária (GMDSES), com apoio de todos os conselhos municipais e coordenadorias que atuam na rede de enfrentamento a violência.

Em Imperatriz, o Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado com encerramento da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulher nesta sexta-feira (10) organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para a mulher com o apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e entidades públicas e particulares.

2 comentários:

Eduardo e Estela disse...

É triste que tenhamos que ter um documento que garanta o bem estar das pessoas e que mesmo sendo a 62 anos o mundo ainda não tenha se acostumado a respeitar o próximo.

Eduardo e Estela disse...

É triste que tenhamos que ter um documento que nos garanta o direito a coisas tão básicas como educação, lazer, bons tratos, respeito..... e que depois de 62 anos o mundo ainda esqueça que tem que amar ao próximo como a ti mesmo.