Trabalhos de pesquisas sociais em comunidades do Rio Uma das responsáveis pela organização e realização do I e II Fórum de Direitos Humanos em Japeri/RJ,em 18/05 e 31/10/07,Uma das autoras do trabalho social Fórum de Supervisores apresentados:Costa Rica em 05 a 07/09 no IV Congreso Internacional e VII Congreso Nacional de Trabajo Social e no 12º CBAS- Foz Iguaçu em 28/10 a 02/11 e II Congreso Nacional Argentina em 19 a 21/09/07; 19º Congresso Mundial de Serviço Social-Bahia-2008.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
O que são DROGAS?
Droga de abuso (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranqüilizantes.
Substâncias entorpecentes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do psiquismo.
Vício é quando alguma droga causa dependência física. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como o organismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. A pessoa normal, adoece sem alimentos.
O viciado adoece sem a droga. E, não é apenas uma doença imaginária ou psicológica. Ele cria uma dependência físico-química, isto é, a droga modifica a química do organismo e este só irá funcionar se a droga estiver presente.
É a síndrome do caráter social, psicológico e biológico, que se manifesta quando o uso de uma determinada droga adquire maior importância do que outros tipos de comportamentos antes predominantes.
Overdose é o uso de uma única vez, de uma quantidade de droga além do que o organismo, nas condições normais, suportaria.
Dependência Física é o aparecimento de transtornos físicos intensos, quando se interrompe o uso da droga. Na dependência física, a droga é necessária para que o indivíduo funcione normalmente e quando ela não é usada aparecem os sintomas que se agrupam e passam a ser chamados de síndrome de abstinência e que irá variar dependendo do tipo de droga utilizada.
Dependência Psíquica é condição na qual se encontra o usuário da droga que apresenta um sentimento intenso de satisfação e um impulso psicológico que o obriga a usar a droga periódica e continuamente para produzir prazer e evitar desconforto.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
IV Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social
O grande vencedor na categoria reportagem escrita, que teve direito a premiação de dois mil reais, além de diploma e troféu, foi o jornalista Daniel Santini com a matéria intitulada “A frieza do asfalto” , publicado no jornal Folha Universal, é rica em dados estatísticos sobre população de rua e políticas públicas, incluindo dados sobre repressão policial. Presente na cerimônia, Santini disse estar muito contente com o reconhecimento.
Dia 10 de Dezembro - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Nesta sexta-feira (10) é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Há 62 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, foi aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A declaração é considerada um marco para a proteção e respeito dos direitos humanos e é o primeiro documento internacional que afirma a universalidade dos direitos fundamentais e a igualdade entre todos os seres humanos.
Como resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também as bombas atómicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki (Japão), matando milhares de inocentes; nasceu tal declaração. Ela é fundamentada na afirmação que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade
Comemorações no Brasil
No Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira, ocorrerá no Centro Cultural Amigos das Artes – AMA uma comemoração que prestará uma homenagem a grupos, instituições e pessoas que lutam pela dignidade humana. Entre os homenageados encontram-se a Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas; o cineasta e ator Zózimo Bulbul; o EDUCAFRO; a atriz Léa Garcia, a família Ferreira do Morro do Fogueteiro, entre outros.
Em Xinguara, no Pará, o Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado com uma festa (a primeira na cidade) em Homenagem à Declaração dos Direitos Humanos. O evento acontecerá na Praça Vitória Régia na noite desta sexta-feira.
Em Mato Grosso do Sul, na cidade de Aquidauana, promoverá Blitz Educativa e Preventiva na manhã desta sexta-feira (10) através da Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária (GMDSES), com apoio de todos os conselhos municipais e coordenadorias que atuam na rede de enfrentamento a violência.
Em Imperatriz, o Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado com encerramento da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulher nesta sexta-feira (10) organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para a mulher com o apoio do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e entidades públicas e particulares.