quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Uma caminhada embalada por música, pelos direitos da população em situação de rua

O Fórum Estadual de População Adulta em Situação de Rua irá realizar no próximo dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 14h, na Praça Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro um evento em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que habitualmente é comemorado no dia 10 de dezembro. Com estandartes feitos de cobertores uma série de atores da sociedade civil, será realizada uma caminhada, com direito a muita música. A população em situação de rua luta hoje por direitos como programa saúde da família (PSF), consultório de rua e centro de atividades, tipo “ateliê cidadão”, para geração de renda.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social tem gente que vive na rua por causa do desemprego, de conflitos familiares e de problemas com alcoolismo e drogas. Em 2009, decreto presidencial 7053 instituiu a Política Nacional para a população em situação de rua, que visa garantir-lhes direitos, numa ação conjugada de diferentes políticas públicas.

sábado, 10 de dezembro de 2011

VI Fórum Permanente de Saúde

Informamos que o VI Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro acontecerá no dia 14 de dezembro de 2011, 4ªf, às 14hs, no Ministério Público (Av. Marechal Câmara, 370, Centro - térreo do Prédio dos Procuradores, 2º conjunto, salas 1 e 2).
O Fórum terá como pauta:

1 - Apresentação, pelo Ministério Público, do andamento do processo para implantação do Plano Operativo Estadual de Saúde no sistema Penitenciário (POE);

2. Condições do Presídio Ary Franco (porta de entrada do sistema penitenciário do estado do Rio de Janeiro): relatos sobre a fiscalização realizada pelo Mecanismo de Prevenção e Combate a Tortura do Estado do Rio de Janeiro, em novembro de 2011.

3. FPSSP: retrospectiva do ano 2011 e perspectivas para 2012.



Curta na Praça - Evento Cultural para a Comunidade



Curta na Praça na Rua Violeta, em Água Santa. Evento Cultural para a Comunidade local. Objetivo é levar informações sobre os diversos temas da atualidade.

Direitos Humanos - 63 anos se passaram....


Declaração Universal dos Direitos Humanos, completa 63 anos.

"É fundamental que a população, sobretudo os jovens e as gerações futuras, conheçam nosso passado, quando muitas pessoas foram presas, torturadas e mortas. A verdade sobre nosso passado é fundamental para que esses fatos que mancharam nossa história nunca voltem a ocorrer", disse Dilma, que na ditadura foi guerrilheira, esteve presa e foi torturada.

"O sigilo nunca mais colocará sob guarida o desrespeito aos direitos humanos", disse a presidente Dilma, nos 63 anos na cerimônia oficial, na qual foi recebida de pé com aplausos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

V Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social


Ato Contra

Dia 13 de Dezembro - 14 hs - Na ALERJ

Ato Público Nacional


Aconteceu dia 09 de Dezembro - 11 h - Na ALERJ, o Ato Público Nacional - Recolhimento Compulsório Aqui Não!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Seminário sobre os Direitos Humanos


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e o Sistema das Nações Unidas no Brasil realizarão no dia 12 de dezembro (segunda-feira), às 10h, o Seminário de Desarmamento, Controle de Armas e Prevenção à Violência, em comemoração do Dia dos Direitos Humanos 2011. O evento será no Palácio Tiradentes (sede da ALERJ).
O seminário contará com a participação de diversas organizações, como o Ministério da Justiça, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Frente Desarma Brasil, o Instituto Sou da Paz e o Viva Rio, além de diversas autoridades e especialistas no assunto – como o convidado especial Sérgio Duarte, Alto Comissário das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento.
Haverá três painéis temáticos: Controle de Armas na América Latina e Caribe: Avanços e Desafios;Juventude, Raça/Etnia e Letalidade; e Gênero, Raça/Etnia e Violência Armada.