domingo, 31 de março de 2013

Lei prevê punição para aluno

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.
Pelo Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade
judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.
O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. “Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais”, afirmou.
O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. “É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres”, concluiu.


sábado, 30 de março de 2013

Vacina contra HPV

ATENÇÃO MULHERES: APROVADA A VACINA GRATUITA CONTRA HPV para mulheres entre 9 e 45 anos com distribuição pelo SUS.

COMPARTILHEM...essa informação é importante pra todas nós!

Meninas e mulheres, com idade entre 9 e 45 anos, poderão ter o direito de receber gratuitamente a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi aprovado hoje pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
A ideia é oferecer para a população nessa faixa etária um aliado no combate ao HPV, vírus transmitido por contato sexual que vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero.
Agora o projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, seguirá agora para a Comissão de Assuntos Sociais e, se aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor a proposta tem que ser aprovada no Congresso e depois ser sancionada pela presidente Dilma.
O câncer de colo uterino é o segundo tumor maligno de maior incidência na população feminina no país, só perdendo para o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano.
Além disso, observa que a maior incidência ocorre entre mulheres de baixa renda e menor escolaridade nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar dos altos custos associados a um programa abrangente de vacinação contra o HPV, a relatora, Ângela Portela, afirma que os avanços sociais e sanitários vão superar os gastos com ampla vantagem.
Atualmente, a vacina é oferecida apenas em clínicas privadas, por preços nunca inferiores a R$ 600,00 pelas três doses necessárias e que podem chegar perto de R$ 1.500,00 em alguns estabelecimentos.
As informações são da Agência Senado.


Evento sobre o NASF


DROGAS - O Grande Mal do Século


Condecorações e Lançamento de Livro


terça-feira, 26 de março de 2013

Evento no CBCISS


Mesa Redonda na UERJ

Regulação da publicidade de alimentos


Nesta quarta-feira (27), das 9h30 às 12h30, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), será realizada a mesa redonda "Regulação da publicidade de alimentos: convergindo agendas de pesquisa, política e ação".

Os palestrantes são Jason Halford e Emma Boyland, pesquisadores da  Universidade de Liverpool, no Reino Unido. O debate será coordenado por Fabio Gomes, da Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O evento acontecerá no Auditório da Uerj, no 11º andar, Bloco F, e será transmitido pelo telessaúde, com tradução simultânea. Para acompanhar o evento ao vivo,  clique aqui.
Mesa Redonda sobre a Regulação da Publicidade de Alimentos
Dia: 27 de março (quarta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Auditório 111, 11º andar, Bloco F, UERJ

terça-feira, 19 de março de 2013

domingo, 17 de março de 2013

Crack e Internação Compulsória na EMERJ


Evento na PUC Rio

II Colóquio Latino Americano sobre Políticas de 
Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira 
Infância, Infância e Adolescência
O evento acontece dias 21 e 22/03, na PUC Rio.
Inscrições abertas até 16/03.

Ciclo de Debates no CRESS

CICLO DE DEBATES: SERVIÇO SOCIAL EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DE SAÚDE
Data: 21/3
Horário: às 16h
Local: Auditório do CRESS (Rua México, 41, 12º andar - Centro)
Inscrições pelo e-mail: exercicioprofissional.saude@cress.org.br

Seminário: Crack, uma Pedra no Caminho



Data: 21/3
Horário: de 9h às 17 h.
Local: Teatro João Theotônio (Rua da Assembléia, 10- prédio da Cândido Mendes)
As inscrições deverão ser feitas através dos telefones: (21) 2258-7890 ou 2258-7898 falar com Carmen (Secretária)

sábado, 9 de março de 2013

Hospital da Criança

Inauguramos nesta segunda-feira (4/3), Hospital Estadual da Criança, em VILA VALQUEIRE. A nova unidade atenderá pacientes de 0 a 19 anos, sendo o primeiro hospital público no estado voltado para cirurgias de média e alta complexidade, realizando cirurgias de transplantes de rim e fígado, além de cirurgias ortopédicas e oncológicas.
Com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, nove de UTI pediátrica e oito poltronas de quimioterapia, a estrutura oferecerá exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ecocardiografia. A nova unidade tem capacidade para realizar 8,4 mil consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, 2,4 mil quimioterapias e 450 transplantes por ano. Haverá ainda serviços de fisioterapia, motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.
Ao todo, 700 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos
.

Seminário Estadual Serviço Social e Comunicação


Atenção Primária em Saúde


Lançamento da Publicação por Dentro da Rede


Oficina de Direitos Humanos

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos está promovendo quatro oficinas temáticas para subsidiar com novas propostas alguns eixos do Programa de Direitos Humanos do Rio de Janeiro. 
As oficinas serão realizadas no auditório do CRESS, por quatro segundas feiras consecutivas,  sempre de 14 às18h.
A primeira oficina acontece dia 11/03 e terá como tema
 “Saúde mental e dependência de álcool e drogas".